Ética,
moral e cidadania
Liberdade e
possessão
Edson Pereira
Introdução
Nosso texto tem como objetivo em primeiro lugar, definir
para uma melhor compreensão do assunto proposto os termos relacionados à ética
e a moral. Depois com base nesta definição veremos as raízes de suas diferenças
e incompatibilidades. Por último apresentaremos o que há de comum entre a ética
e a cidadania.
Definindo os termos
Ética
– em busca da liberdade...
O ser humano anela a liberdade de
poder pensar, questionar, criar, agir... Por isso podemos definir “ética”
(Almeida, [s.d], p.11-16.) como: um desejo pela liberdade, provocando uma busca
constante para alcançar seu objetivo, sua força consiste em descobrir por meio
de sua capacidade criadora a transformação de conflitos que se estabelecem nas
questões morais que envolvem nossa existência.
Moral
– hábitos possessivos.
A criança quando nasce se depara
com diferenças que provocam algumas reações como, por exemplo: chorar, como consequência do seu contado com um “novo mundo”. Contudo, à medida que cresce
ela começa a se habituar às mudanças decorridas desse novo contato. Percebe que
neste “novo mundo” existem regras, conceitos, costumes que todos recebem e
praticam sem nenhum questionamento. Logo a criança passa a aderir e se habituar
a tudo que este “novo mundo” tem estabelecido sem questionar, até porque tudo
lhe parece “normal”.
O exemplo desta comparação acima
citada, à “moral” (Op.cit, p.18) pode ser definida como: ações que de tanto
praticadas tomam forma, assumindo o controle absoluto, logo se tornam objeto de
unissonância da coletividade, dando-lhe completo controle no estabelecimento de
suas ações.
Distinguido
os termos
Conhecendo
os termos que envolvem a ética e moral fica mais fácil de perceber suas
diferenças. Suas diferenças são claras e nítidas. A ética tem fome e sede de
liberdade, o que lhe provoca um desejo profundo e insaciável, por isso ela
busca os meios que lhes são favoráveis e para isso ela faz uso de sua
capacidade criadora e flexível.
Podemos perceber que se existe um desejo de
liberdade é por que existe uma opressão (hábitos possessivos) que controla e
manipula obstruindo a passagem de novas possibilidades. Por isso ética
questiona e critica esta opressão instalada, não aceita suas ideologias
mortíferas, mas quebra as algemas da opressão e estabelece a busca da “possibilidade de recriar os hábitos, de
inventar novas soluções para os problemas morais vividos” (Op.cit, p.26).
A
moral é produzida por hábitos e costumes que se instala em decorrência de suas
práticas, sua função é amoldar o caráter de determinados grupos lhes tornado
submissos. Estes grupos se tornam passivos, pois todas as atividades estão a
cargo destes hábitos e costumes que são responsáveis pela condução deste grupo.
Ética e Cidadania – uma boa relação
Existe
uma boa relação entre ética e cidadania, ambas são movidas por um mesmo desejo,
o exercício da liberdade (Op.cit, p.21). Por a ética ser anterior a moral (Op.cit,
p.11), a cidadania acontece “no campo dos hábitos” (Op.cit., p.20). É no campo
dos hábitos que os conflitos tomam suas formas. Os hábitos possessivos que se
instalaram nos grupos consideram-se como a única e inalterável forma de moral.
Conseqüentemente torna-se responsável pela opressão e decadência do grupo que
adotou sua ideologia, fomentada para sua própria alienação (política,
religiosa, social, educacional, econômica etc.).
É
neste contexto de conflito com os hábitos possessivos que para o bom exercício
da cidadania a ética promove a criação de novos caminhos e possibilidades. A
ética torna-se guardiã da liberdade, entra no campo dos hábitos e fomenta novos
hábitos que serão responsáveis de criar o pleno exercício da cidadania proporcionando “novas possibilidades habituais” (Op. Cit., p.27) sejam elas políticas,
religiosas, sociais, educacionais, econômicas...
Considerações finais
Por não se conformar com os hábitos possessivos a ética
sempre busca novos caminhos em decorrência do seu espírito libertador e
transformador. Enquanto a moral assume a forma dos hábitos adquiridos
tornando-os soberanos e absolutos. A relação da ética e da cidadania provoca
rupturas e mudanças libertadoras promovendo novos hábitos e costumes.
Referência
bibliográfica
ALMEIDA, Danilo Di Manno de. Uma
ética para o corpo: Cidadania e educação transformadora. [s.d]. Disponível em: http://editora.metodista.br/textos_disponiveis/corpo%20e%20Etica/introduçao.pdf
: Acesso em 31/10/11.
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