segunda-feira, 16 de março de 2015

Jesus, a Luz dos cristãos

Edson Pereira
 Texto: 1Jo 1.5-10

INTRODUÇÃO

Neste Texto o Apóstolo ensina que Cristo veio revelar o caráter do Pai, como também mostrar as características do verdadeiro cristão que esta em comunhão com Deus por meio de Cristo.

I. JESUS VEIO REVELAR O PAI (v.5)


No seu Evangelho e na sua primeira carta João diz que Jesus veio revelar a Deus como também os seus predicados (Jo1.14,18; 3.16; 14.9-11; 1Jo1.5;3.16), contrastando o ensinamento gnóstico que afirmava que o Deus do Antigo Testamento era mau e perverso.

1. “Deus é Luz”

Deus é Luz, se refere a sua pureza, clareza. Declara a excelência da perfeição Divina. Em Deus está a completa beleza e perfeição que podem ser representadas a nós pela luz.

2. “nele não há treva alguma”


Em Deus não há defeito ou imperfeição, Ele é absolutamente, Santo, Justo e Verdadeiro. Ele esta em oposição às trevas, viver Nele é viver na luz.

II. CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CRISTÃO (VS. 6-10)

1. Não anda em trevas, mas na luz (VS.6,7)

A primeira característica de um seguidor de Cristo é que sua vida está refletindo do seu interior à luz de Deus por meio de Cristo (Jo 8.12). Esta luz é um sinal que revela que estamos gozando de uma comunhão profunda com Deus e com o próximo. João afirma que temos em Cristo a garantia dessa comunhão, através do seu sangue derramado por nós na cruz do Calvário.

2. Não nega, mas confessa que é pecador (VS. 8-10)


Os mestres gnósticos afirmavam não ter pecado como também não havia necessidade de confessá-los. Porém João afirma que o verdadeiro cristão é caracterizado por sua humildade em reconhecer que é um pecador. Confessar os nossos pecados significa admitir, concordar com o diagnóstico de Deus ao nosso respeito, que somos pecadores e que temos cometido pecados, e assim verbalizarmos com essa concordância com tristeza e pesar. E Deus como sempre é fiel nos perdoa e purifica-nos de todo o pecado.

CONCLUSÃO


Ser um cristão é viver na luz de Deus revelada em Cristo. Essa luz é revelada por meio das nossas ações que são candeias que refletem a luz do Criador em nossas vidas levando os homens a glorificarem a Deus.

BIBLIOGRAFIA


A Bíblia de Jerusalém

Henry, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento – Atos a Apocalipse – Rio de Janeiro – CPAD- 1ª edição/2008.

Lopes, Augustus Nicodemus. Interpretando o Novo Testamento: Primeira Carta de João – São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

Kistemaker, Simon J. Comentário do Novo Testamento: Tiago e Epístolas de João. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário