Edson Pereira
Introdução
A
partir do gênero apocalíptico queremos apresentar algumas das influências
teológicas Persas e helênicas que moldaram a teologia judaica. Segundo, apresentar
algumas características do apocalipsismo e por último indicar alguns elementos do
gênero apocalíptico presentes no cristianismo brasileiro.
Influências
teológicas persas e helênicas na teologia judaica
A primeira influência é persa.
Com influência a persa o povo Judeu criará uma nova forma de se compreender o
divino. O Deus do Êxodo, da caminhada, imanente será substituído pelo Deus
etéreo, metafísico, distante. Daí surge novas formas de conceber o divino como
Deus dos Céus. Isso se deu provavelmente em decorrência das frustrações geradas
pelas opressões imperiais sofridas ao longo da história. Suas crenças
teológicas estavam baseadas na fidelidade de Deus e tinha como consequência a
proteção divina diante dos impérios. O que mudou essa concepção depois que os
judeus ficaram debaixo do domínio de três grandes impérios: Assírio, Babilônia
e Persa (NOGUEIRA, 2008, p. 16).
Outra influência esta relacionada
ao dualismo religioso como de dois princípios absolutos, de oposição, o bem e
mal, Deus e Diabo. A ideia de anjos como intermediários, mensageiros e
interpretes das revelações divinas e por último teremos uma releitura da lei e
da aliança em que os judeus buscavam formas onde Deus pudesse voltar agir em
seu favor (MESTERS; ORFINO, 2008, p.28-29).
A influência helênica. Por causa
da influência helênica a identidade social e religiosa do povo estava correndo
risco principalmente os pobres que eram explorados. A casta sacerdotal estava
corrompida em decorrência do desejo desenfreado de poder e domínio. Por isso
apoiavam as políticas helênicas e antijudaicas de Antíoco IV que profanou o
templo e proibiu práticas cultuais e litúrgicas que era peculiar a tradição
judaica e passou a perseguir aqueles que teimassem em seguir a sua tradição.
Daí eclodirá a guerra dos Macabeus que no princípio tinha como objetivo de
trazer de volta identidade religiosa e cultural o que infelizmente não
aconteceu. Estes acontecimentos serão responsáveis de dar formas a textos ou
escritos literários e movimentos apocalípticos (MESTERS; ORFINO, op. cit. p.
30-31).
Características
do apocalipsismo
·
Revelar
e denunciar as opressões políticas e sociais - uma visão real da realidade.
·
Linguagem
que evoca lembranças e esperanças para comunidade por isso é espaço cúltico.
·
Trazer
a memória da comunidade relatos das ações de Deus e assim fortalecer a fé da
comunidade em sua caminhada.
·
Convida
a uma fé resistente em meio à violência, perseguição e diante da falta de
esperança, lança mão do passado e aponta para esperança futura e utópica a
partir do estabelecimento do reino de Deus.
Elementos
do gênero apocalíptico presentes no cristianismo brasileiro.
O primeiro
elemento do gênero apocalíptico presente no cristianismo brasileiro que
queremos destacar esta na teologia da Libertação. Esta a partir de uma análise
crítica e vivencial percebe as condições dos pobres em estado de opressão e
sofrimento originados de políticas governamentais e capitalistas. A teologia da
libertação se junta à causa, revela e denunciam estas ações opressoras como
também fortalece a fé dos pobres e alimenta suas utopias.
Segundo, temos as tradições
cristãs como Adventistas do Sétimo, os Pentecostais e as Testemunhas de Jeová. Aguardam
a chegada do Reino de Deus e enquanto isso não acontece procuram fortalecer a
fé dos seus fiéis e incentivá-los a resistirem às tentações do sistema mundano
e opressor.
Por último temos as liturgias, no
catolicismo o simbolismo, as vestes litúrgicas e ritos expressos na missa. Também
temos a música em todas as tradições cristãs brasileiras que cantam textos de
cunho apocalíptico.
Considerações
finais
Neste
texto destacamos as influências tanto persa como helênica na construção
teológica dos judeus. Segundo destacamos algumas características do gênero
literário apocalíptico que são fundamentais na compreensão e interpretação
deste gênero. E por último, a partir da nossa brasilidade é possível perceber a
força e o sentido que este gênero traz para as nossas comunidades cristãs.
Bibliografia
MESTERS, Carlos;
OROFINO, Francisco. Apocalipse de João: A
teimosia da fé dos pequenos. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NOGUEIRA, Paulo. O que é apocalipse. São Paulo: Brasiliense,
2008 (Coleção Primeiros passos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário