sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Graus da Moral

Por Nietzsche

A moral é em primeiro lugar um meio para conservar a comunidade e para preservá-la de sua destruição; em segundo lugar, é um meio para conservar a comunidade em certo nível e para lhe guardar certo valor. Os motivos de conservação são o temor e a esperança, motivos tanto mais poderosos e tanto mais grosseiros quanto a inclinação para as coisas falsas, exclusivas está ainda muito viva.

É necessário servir-se aqui dos meios de intimidação mais espantosos, uma vez que os meios mais benignos não fazem efeito algum e porque essa dupla maneira de conservação não pode ser atingida de outra forma (um desses meios mais violentos é a invenção de um além com um inferno eterno).Sente-se a necessidade das torturas da alma e dos carrascos para executar essas torturas.

Outros graus da moral, outros meios para chegar ao objetivo indicado são representados pelos mandamentos de um deus (como a lei mosaica); outros ainda, graus superiores, pelos mandamentos de uma ideia do dever absoluto com o famoso "tu deves". - Esses são os degraus, grosseiramente talhados, mas degraus largos, visto que os homens não sabem ainda pôr seus pés em degraus mais estreitos e mais delicados.

Em seguida vem a moral da inclinação, do gosto, e finalmente aquela da inteligência - que está acima de todos os motivos ilusórios da moral, mas que se deu conta de que por muito tempo não foi possível para a humanidade ter outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário